IFNMG tem resultados positivos com Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem do CFMV

06/09/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:48am

Por Carolina Menkes

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), campus de Salinas, recebeu na última semana de agosto uma visita do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para avaliar a implementação do Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem na instituição.

""Foto: CFMV

Para o professor do curso de Medicina Veterinária Leonardo Lara e Lanna, que levou o projeto à IFNMG, a iniciativa vem em momento oportuno para a Medicina Veterinária brasileira. “O envolvimento em equipes multiprofissionais, a habilidade em se comunicar, liderar equipes, solucionar problemas e tomar decisões são extremamente importantes em nossa rotina e ainda trabalhadas de forma pouco sistematizada”, explica Lanna.  

O trabalho do CFMV, em sua visão, é positivo por sistematizar ações que já vinham sendo tomadas pelos docentes, tornando possível traçar metas e avaliar resultados. 

""Foto: CFMV

A professora de Medicina Veterinária Thaís Larissa Castanheira também elogiou a iniciativa pelo estímulo a um ensino mais humano. “Particularmente, sou uma pessoa que precisa de motivação, e ter conhecido o projeto me fez vibrar novamente dentro da profissão. Não somos naturalmente estimulados a aprender, uma característica muito importante para quem quer ser manter atualizado”, diz.  

O também professor da instituição, Eduardo Garrido, acredita que o contato direto do CFMV com os alunos propicia mais acolhimento e representatividade. “É reconfortante sentir a presença da nossa entidade de classe nos apoiando e presente na tomada de decisões dos rumos do ensino da veterinária no Brasil”, afirma.

Garrido defende o projeto e a formação de um profissional mais consciente de suas responsabilidades sociais, ambientais e ligadas à saúde, com perspectivas de atuação que transcendam a clínica e a produção, visando o bem comum.

Na área de educação, a oportunidade também é vista com bons olhos. A professora na área de Didática e Fundamentos da Educação da instituição, Giuliana de Sá Ferreira Barros, enxerga melhorias na formação pedagógica dos docentes graças ao Projeto. “Certamente o trabalho do CFMV vai mudar os rumos da formação do médico veterinário. O profissional não cuida só de animais, mas também de pessoas, com base no conceito da Saúde Única. Com uma formação mais humanística os resultados podem impactar a sociedade como um todo”, finaliza Ferreira.  

Saiba mais

O projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem tem duração de um ano e o CFMV faz acompanhamento mensal, durante esse período, para sanar possíveis dúvidas.    

As visitas introdutórias do CFMV buscam contextualizar o projeto e apresentá-lo à direção, professores e alunos da Instituição. A segunda etapa, por sua vez, enumera dificuldades dos professores e pontos de melhoria observados pelas IES após a primeira visita técnica.

Durante o semestre, houve acompanhamento periódico pelo CFMV, realizado quinzenalmente. 

Conheça mais sobre o projeto: Parcerias são firmadas entre o CFMV e universidades do país para desenvolver o Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem